Acupuntura

Psicoterapia com acupuntura: Maior Equilíbrio físico e emocional

A utilização da prática da acupuntura pelos psicólogos é assegurada pela resolução nº05/02, do Conselho Federal de Psicologia, que aponta tal técnica como um instrumento do profissional de Psicologia.

Os conhecimentos oriundos da Psicologia, muito têm contribuído ao demonstrar a íntima relação existente entre mente e corpo e, observando a relação entre doença orgânica e os aspectos de natureza emocional, subjetiva, assim denominadas doenças psicossomáticas, isto é, doenças, que embora apresentem sintomas físicos, têm causa nos comprometimentos mentais.

A utilização da acupuntura, técnica milenar da medicina chinesa, tem despertado interesse nos mais diversos pesquisadores ocidentais e, entre eles, nos profissionais da Psicologia, em virtude da sua ênfase numa visão holística e integradora do ser humano, buscando uma integração corpo e mente.

A acupuntura é uma especialidade que foi desenvolvida na China há mais de cinco mil anos. A medicina tradicional chinesa – visa a prevenir e tratar as doenças através do equilíbrio das energias circulantes no corpo.

Baseia-se na existência de acupontos, distribuídos ao longo de doze linhas, chamados meridianos que representam órgãos como o coração, o fígado, o baço-pâncreas, o pulmão, o estômago, o rim, entre outros, que percorrem o corpo no sentido vertical do corpo, os quais, devidamente estimulados, normalmente por agulhas, são capazes de promover uma série de benefícios à saúde do indivíduo.

A acupuntura compreende a integração mente-corpo como um círculo de interação entre os sistemas internos e os aspectos emocionais, passível de ser concretizado através das duas associações.

Muitos estudos têm demonstrado que a acupuntura apresenta uma influência profunda sobre os problemas emocionais e mentais, sendo recomendável a combinação dessa técnica com outras psicoterapias.

Desse modo, é interessante que o psicólogo possa conhecer os pressupostos básicos da acupuntura, como um dos recursos terapêuticos, demonstrar a importância da visão holística, onde o homem e a natureza se encontram interligados ao universo.

Assim, o objetivo é que o psicólogo possa usar como uma ferramenta a mais no seu consultório, já que se observa em muitos casos em que clientes somatizam questões que não foram elaboradas pela sua psiquê.

Neste momento a acupuntura torna-se um aliado a esses indivíduos, que em suas queixas somáticas (corpo) traduzem muito de suas questões comportamentais.

A acupuntura estimula pontos que otimizam sentimentos de coragem, tranquilidade e equilíbrio emocional.

Em minha prática clínica – psicoterapia -, ofereço um atendimento associado com acupuntura, para aqueles que desejem terapia com maior amplitude e uma obtenção de equilíbio e bem-estar físico e psicológico.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s