Assertividade

Assertividade

11/09/2013

Assertividade é uma habilidade social de fazer afirmação dos próprios direitos e expressar pensamentos, sentimentos e crenças de maneira direta, clara, honesta e apropriada ao contexto, de modo a não violar o direito das outras pessoas.
A postura assertiva é uma virtude, pois se mantém no justo meio-termo entre dois extremos inadequados, um por excesso (agressão), outro por falta (submissão). Ser assertivo é dizer “sim” e “não” quando for preciso.
A grande maioria das pessoas demonstra muita dificuldade diante de situações em que precisam e querem dizer não, já que se sentem culpadas e apresentam pensamentos disfuncionais que as deixam confusas na hora de tomar alguma decisão.
As pessoas apresentam dificuldades de serem assertivas, sem se dar conta do que é assertividade, comportando-se com uma atitude passiva/agressiva diante das situações de sua vida, ora engolindo sapos ora explodindo sem conseguir reinvindicar o que desejam claramente.

asertividade

As pessoas que sofrem com esse problema não reconhecem que isto se trata de um problema emocional, com vários fatores envolvidos como: baixa auto-estima, pensamentos difuncionais tais como: “Se eu disser não ele ficará magoado comigo” ou “Se eu me recusar a fazer o que ele está me pedindo, ele não vai mais gostar de mim” pensamentos sem nenhuma evidência de que isso possa ocorrer, apenas existe uma hipotese referente sobre suas crenças disfuncionais.
Com estas atitudes, o sujeito não assertivo não se impõe e sofre. Ele acumula tristezas e rancores devido a muitas insatisfações que não foram atendidas. Estas pessoas são incapazes, na maioria das vezes, de pedir o que querem sendo francas em suas palavras e acreditam que os que convivem com elas deveriam perceber ou reconhecer o que elas pensam e sentem, sem que elas comuniquem claramente. Como não expressam seus desejos acabam tendo dificuldades em ter relacionamentos próximos.
O que leva um indivíduo a agir dessa maneira é uma série de fatores ambientais e condicionadores adotados em sua vida. Padrões aprendidos de pais, educadores e outras pessoas que influenciaram sua vida são alguns dos fatores dessa problemática, que são avaliados no processo terâpeutico, numa relação de cooperação.
A Psicoterapia tem como objetivo ensinar o indivíduo que é possível aprender a dar respostas assertivas e eliminando a ansiedade. Através de técnicas como a modulação, em que ele se sinta capaz de se comunicar com outras pessoas de forma direta sem se preocupar em agradar ou desagradar o outro. Encontrando maneiras de exercitar sua assertividade inicialmente em um ambiente propício conduzido por um psicólogo e posteriormente com seus familiares e no segundo momento em ambientes mais amplos, como no trabalho ou entre amigos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s