Autoconhecimento – significado e importância

28/09/2015

O autoconhecimento não é um processo automático. Implica na reflexão e interiorização para podermos conhecer alguns aspectos subjacentes que estão encobertos por uma espessa camada de defesa que são importantes para a nossa personalidade. Para tanto, também é necessário emergir e aprofundar-se. Tem-se uma idéia através das atitudes e dos comportamentos, mas somente através do exercício contínuo de reflexão, é possível chegar às crenças desenvolvidas na mais tenra infância, que foram adotadas e aprendidas sem que o sujeito compreendesse, ele simplesmente vai agindo, não é algo consciente.

O autoconhecimento eficaz não é atingido sozinho. Se pensarmos que para nos enxergarmos precisamos de um espelho que reflete nossa imagem, já que da perspectiva que vemos não temos o alcance da totalidade do nosso corpo, então se esse espelho não for perfeito poderá apresentar deformações. Daí surgem alguns erros comuns de pessoas que vão dizer que não precisam do outro para identificar seus problemas. Mas na verdade, a perspectiva do olhar do outro nos traz um ponto que é cego e que nos pode ser revelado através da interação e do diálogo adequados.

AutoC

Nesse intuito, a psicoterapia vai revelando através dos questionamentos, das perguntas que o sujeito irá se fazendo no processo terapêutico. “Por que ajo assim quando não quero agir e depois me sinto mal por isso?” “Por que tento e não consigo mudar hábitos que são prejudiciais para a minha vida?” Esses são alguns questionamentos que a pessoa fará após um período de investigação. Em alguns casos a pessoa se acha refém da situação culpando a tudo e a todos em sua volta por sua infelicidade e querendo que eles mudem para que sua vida melhore. Somente quando a pessoa tiver a compreensão de si mesma ela estará preparada para assumir seus erros e irá mudar os hábitos prejudiciais em sua vida.

A oficina de autoconhecimento é um projeto para buscar a reflexão através da abordagem de textos e questões intimamente comuns a um grande número de pessoas, visando ampliar a visão de si mesmo identificando forças e fraquezas, além de proporcionar um consciente amadurecimento. A oficina serve como um ambiente de apoio em que os indivíduos que nela se encontrem adquiram um outro olhar, sem julgamentos, mas de compreensão e cooperação. Não é um grupo terapêutico, mas sim um grupo de reflexão. Aqueles que precisarem de uma atenção maior terão a oportunidade de buscar a psicoterapia individual para tratar de questões específicas.

São encontros quinzenais de discussão e muita interação sobre temas comuns aos participantes com o objetivo de proporcionar bem-estar através do autoconhecimento.

Anúncios