Como soltar minha mágoa e sentimentos ruins sem machucar ninguém?

Estudo de Caso:

magoaSou uma pessoa que não faz mal para ninguém. Sempre aparento estar muito feliz, mas guardo sentimentos que não consigo resolver e perguntas que não consigo responder. Por isso tenho medo de soltar todos esses sentimentos e acabar machucando todos ao meu redor, inclusive eu. Enquanto eu não consigo respostas para minhas perguntas eu me afogo nas minhas magoas e tristezas, mas sempre tentando manter as pessoas ao meu redor felizes. Como soltar minha mágoa e sentimentos ruins sem machucar ninguém?

Resposta:
Talvez a própria pergunta já contenha um grande conflito, já que não é possível viver agradando a todos a nossa volta, e essa necessidade de não desagradar, já é sinal de que a pessoa busca sempre a aprovação dos outros e deixa de ser autentica. O que pode estar acontecendo são algumas hipóteses como:  não acreditar que seja capaz de ser amado com suas imperfeições, por isso não pode decepcionar o outro, senão perderia o amor dessa pessoa o que não é um pensamento funcional e realista.  Essa crença distorcida é bastante comum devido a vivências  ou experiências ruins anteriores.
Em minha experiência clínica já me deparei com essa questão diversas vezes.
Como fazer para mudar um padrão de pensamentos esse é o grande desafio da terapia o primeiro passo é identificação desses pensamentos e sentimentos que o originam só assim é possível com ajuda substitui-los por outros mais realistas e funcionais e assim o comportamento muda, porém esse é um processo árduo e gradual em que a pessoa precisa mergulhar dentro dela mesma para encontrar as soluções possíveis e o psicoterapeuta estará ali para auxiliar nesse processo.
A psicoterapia auxilia exatamente nesse processo de descoberta de por que agimos de determinadas formas mesmo quando elas prejudicam nossa existência.
Minha orientação é que a pessoa busque a ajuda de um profissional que o auxiliará nessas e em outras questões
Anúncios