Como superar o receio de ir a um psicólogo?

Esse questionamento é muito comum antes de a pessoa procurar ajuda. Tenta-se resolver sozinho um conflito, e, além disso, algumas crenças e preconceitos que existem na nossa sociedade sobre a psicologia atrapalham as pessoas de procurarem ajuda.
psicologia

A primeira crença mais comum é de que o psicólogo irá fazer julgamentos, mas não é isso que ocorre. Os profissionais estão habilitados por terem bagagem de treinamento nas técnicas de psicoterapia.
Uma das premissas iniciais da psicologia é de que qualquer pessoa em sofrimento deve ser acolhida, e de forma empática, busca-se entender o sofrimento dela experimentando como esta vivencia seus problemas para assim poder ajuda-la a supera-los.
Um preconceito comum também é de que a terapia é somente para pessoas “malucas” ou desequilibradas, o que atrapalha a busca pela terapia.
Pessoas que admitem ter um conflito em suas vidas e que não estão conseguindo supera-los não podem ser qualificadas como desequilibradas ou malucas, muito pelo contrário, são sãs e estão dispostas a buscar autoconhecimento e desta forma solucionar seus problemas e com isso aumentar suas capacidades de estar no mundo de uma forma mais feliz e autêntica.
Nem sempre é possível estar em paz e alegre o tempo todo, porém busca-se encontrar um equilíbrio entre os momentos de sofrimento, supera-los e aprendendo com eles, ganhando maior confiança para poder ter uma vida saudável e feliz.

Anúncios